Implantação de Métodos Ágeis

Na verdade, essas dicas que vou passar não servem apenas para aplicação de métodos ágeis em empresas. Mas contempla a implantação de qualquer metodologia que seja. Entrei no contexto de métodos ágeis, pela popularidade dada a ela nos últimos anos, e pela maneira errada como em alguns lugares estão sendo aplicados e pelas expectativas que são criadas e não atendidas.

É preciso conhecer várias metodologias antes de aplicá-las.

É clichê falar mais uma vez que “não existe receita de bolo”, mas parece que a ficha ainda não caiu para algumas pessoas :). A minha opção sempre foi tomar conhecimento, estudar, e até mesmo misturar o que cada metodologia tem de bom e que vai atender às expectativas de melhorias procuradas pelas organizações.

Existem várias ferramentas ou metodologias, ágeis ou não, (Scrum, XP, Lean, Kanban, TDD, BDD, RUP, UP etc.) para melhorias da qualidade de processo e produto que, ao meu ver, podem ser mescladas sem nenhum problema.

A primeira coisa que tem que ser feita é um levantamento das necessidades. O que precisa ser melhorado. A segunda coisa é pesquisar e estudar. Podebuscar também ajuda de um consultor, entrar em listas de discussão etc.

Você poderá chegar à conclusão que um método puro e simplesmente atende às suas necessidades. Como também pode chegar à conclusão que um pedacinho daqui vai ajudar, junto com um pedacinho da outra metodologia.

O fato é que você deve sempre buscar o melhor, tendo a visão bem aberta. E não ficar preocupado se aquela mistura ou não utilização de uma parte do método ou ferramenta, vai ferir ou não os princípios deste ou daquele. Os processos da sua empresa não têm que se adaptar às metodologias existentes, e sim ao contrário! As metodologias existentes têm que se adaptar às suas necessidades.

Deixe comentários! Vamos discutir sobre isso :)

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Giselle Tavares

Analista de Tecnologia da Informação, Bacharel em Ciência da Computação pela UNICAP, Pós-graduada em Gestão Ágil de Projetos pelo C.E.S.A.R.edu, Mestre em Ciência da Computação pela UFPE, certificada PMP, CAPM, ITIL V3 foundation e CSM. Apaixonada por tudo ligado à tecnologia.

7 responses to “Implantação de Métodos Ágeis”

  1. Flavio Steffens (@flaviosteffens) says :

    É bem por aí, mas vale ressaltar que antes de sair escolhendo quais técnicas são ideias para a sua empresa, é importante aplicar as metodologias ágeis “by the book” durante pelo menos dois sprints. E aí sim começar a adaptá-la a sua realidade!

    Esse para mim é o grande motivo da falha da utilização de metodologias ágeis. Junto com o fato das pessoas se preocuparem com os processos e não com a cultura!

    Abraços!

    • Giselle Tavares says :

      Oi Flávio, obrigada pelo comentário!! Concordo com você! De fato ao escolher um método e aplicá-lo “by the book” é importante como continuação de um estudo se aquela metodologia ou ferramenta de repente atende ou não às necessidades. Pode-se fazer um protótipo, enfim. Porém acredito que não se deve ter medo em querer modificar algo para de fato obter a melhoria desejada. Tem que ter a mente aberta! :)

  2. Kléber Danubio says :

    Parabéns pelo Post, mto bem colocado as ideias…

  3. Bruno Santana says :

    Na hora de definir que metodologia utilizar ou quais partes/práticas de determinadas metodologias são mais adequadas, é fundamental também avaliar o tipo de projeto, quem é o cliente e o quão disponível este de fato está para cooperar. E lembrar sempre, independente de processo, ferramenta, tecnologia ou filosofia, o mais importante é entregar valor ao cliente, e obviamente, trazer valor para a organização.

    • Giselle Tavares says :

      Isso! Estudar todo o cenário em questão: cultura atual da empresa, tipos de clientes, projeto ou situação a ser aplicado o processo, disponibilidade daqueles que são peças chaves para o andamento do projeto – que pode não ser apenas o cliente. Enfim…, conhecer as necessidades faz parte da regra para uma boa implatanção de metodologias, independente de seguir os princípios do movimento ágil ou não. Sempre, claro, com o foco na entrega de valor ao cliente e retorno positivo a todos os outros envolvidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: