Work Breakdown Structure (EAP)

Para o meu primeiro post, decidi apresentar os primeiros passos de algo bem interessante. Alguém já ouviu falar em WBS, ou trazendo para o nosso Português, Estrutura Analítica do Projeto (EAP)? Pois bem, se trata de uma forma organizada de definir o escopo total do projeto. Mas o que seria escopo do projeto? É simplesmente todo o trabalho que deve ser realizado para a entrega de um produto/serviço.

Como podemos imaginar, não deve ser fácil memorizar “todo o trabalho necessário” para concluir um projeto, por mais simples que ele seja, nem mesmo escrever linhas e linhas de atividades tornando tudo muito subjetivo. A EAP vem para se tornar o coração de todo o nosso esforço no planejamento do Projeto, sendo assim, o grande responsável pelo aumento da exatidão das estimativas, como por exemplo, prazo, custo e recursos.

Com sua forma hierárquica, a EAP auxilia na decomposição do escopo do projeto em deliverables, também conhecido como “entregáveis”, mensuráveis e controláveis, que devem ser geradas em função dos objetivos do projeto.

Essa forma de estruturar as entregas do projeto vem sendo fortemente utilizada por grandes empresas por auxiliar de maneira efetiva o gerenciamento do projeto e por facilitar a visão dos clientes, patrocinadores e demais interessados a cerca do que se esperar dos resultados do projeto, facilitando o seu monitoramento e controle.

No próximo post, iniciaremos a construção de uma EAP que ajudará a visualizar o benefício gerado pela sua utilização, melhorando inclusive o entendimento a cerca deste documento de grande importância que é a EAP.

Até breve!

Anúncios

Tags:, , ,

About Eduardo Rocha

Formado em ciência da computação pela UNICAP, cursando MBA em gerenciamento de projetos pela FGV, amante de tecnologia. Trabalha atualmente na "Procenge - Tecnologia para decisão" (www.procenge.com.br) com gerenciamento de configuração de software, compondo uma equipe de qualidade de software focado na melhoria dos processos e ainda lida com um pouco de análise de medição utilizando o balanced scorecard.

2 responses to “Work Breakdown Structure (EAP)”

  1. Eduardo Rocha says :

    Muito bom cara, estou no aguardo do próximo post !!
    Essa área de gerenciamento de projetos é essencial.
    Abraço

  2. Valdyr M. Amorim says :

    Incrível como no patamar que chegamos ainda existem pessoas que desconhecem frameworks, ferramentas ou métodos de acompanhar, medir, analisar um projeto nem que seja parcialmente… CHEGA de projetos desorganizados e estimativas absurdas… Todos precisam acordar! Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: