O Custo da Qualidade

O Custo da Qualidade (COQ – Cost Of Quality) é todo o dinheiro gasto além daquilo que deveria ser gasto para construir o produto (ou serviço) certo já na primeira vez. Ou seja, se tudo der certo, o custo será zero. Como isso nunca acontece Alegre… existem custos associados para diminuição ou correção desses problemas, que são: Prevenção, Validação e Reparação.

Na Prevenção, é incluído o dinheiro gasto para definição de processos, treinamentos e planejamento. Na Validação, é incluído o gasto com verificações, testes e revisões (resumindo, VER & VAL). Na Reparação, entra o gasto para correções em geral. Seja por não entedimento de um requisito, seja por erros no produto.

O CSQA Guide mostra uma relação interessante, mostrando nessas 3 categorias, o  que deve ser feito no ambiente de TI e no ambiente do usuário/cliente em cada um dos momentos:

image

Também de acordo com esse guia, o COQ é de aproximadamente 50% do valor total para construção do produto, sendo que desses 50%:

  • 40%é gasto para corrigir falhas
  • 7%é gasto em VER & VAL
  • 3% é gasto em prevenção

Ainda diz que outros estudos indicaram que a cada $1 gasto a mais com VER & VAL, irá reduzir 3 vezes o número de erros. E a cada $1 gasto na prevenção, irá reduzir 10 vezes o número de erros.

Fonte: CSQA Guide – CBOK

Interessante, não? Sabemos que muitas causas dessas falhas são requisitos mal levantados, estimativas sem noção, papéis mal desempenhados etc.

Então por que não conseguimos investir mais na qualidade e preferimos apagar incêndios? Por que preferimos entregar algo no prazo, mesmo com defeito, sabendo que no final das contas o cliente irá dizer que preferia mil vezes que o entregasse mais tarde, mas certo, do que rápido e com erros? Por que queremos ser mais competitivos dando prazos menores, do que qualidade maior? Por quê?

Vamos levantar esse debate! Comentem aí!

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Giselle Tavares

Analista de Tecnologia da Informação, Bacharel em Ciência da Computação pela UNICAP, Pós-graduada em Gestão Ágil de Projetos pelo C.E.S.A.R.edu, Mestre em Ciência da Computação pela UFPE, certificada PMP, CAPM, ITIL V3 foundation e CSM. Apaixonada por tudo ligado à tecnologia.

4 responses to “O Custo da Qualidade”

  1. Valdyr M. Amorim says :

    Infelizmente as empresas geralmente ficam de “cabelos em pé” quando se entra em debate o assunto sobre aumentar a qualidade. Qualidade para eles está diretamente ligado a aumentar custos. Mesmo que se prove que esse custo irá trazer benefícios permanentes a curto-médio prazo. A meta sempre é manter ou até diminuir o gasto aumentando o lucro, a qualquer custo! Felizmente vejo no mercado uma movimentação de conscientização sobre a quebra desse paradigma. Oremos e torcemos para que o bom senso e a qualidade vençam! :)

  2. lairtonnjr says :

    A tecnologia e o bussiness precisam andar juntos. Talvez este seja o maior desafio. Sincronizar estes dois mundos.

  3. Bruno Santana says :

    Um dos grandes problemas relacionados ao assunto é que a maioria das empresas não possuem sistemas de medição eficientes, que permitam analisar os custos da qualidade versus o da má qualidade. Quando elas estão criando estes sistemas de medição é porque já estão investindo em qualidade (geralmente implantando modelos como CMMi e MPS.BR), e portanto só conseguem medir o depois. Seria muito mais fácil convencer as empresas que o investimento vale a pena se fosse possível ter números comparando o antes e o depois.

  4. Julliano Marcus says :

    Muito bo a abordagem. Como o caro amigo Valdyr falo, Oremos e torcemos para que o mais rápido possível as empresas vejam a necessidade de qualidade em seus produtos e serviços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: